Cia de Teatro de Cidade Livre se apresenta em Mara Rosa

No Dia 4 de outubro a Cia de Teatro Cidade Livre fará apresentações na Praça do Setor Novo Horizonte, levando para os mais diversos públicos a décima quarta montagem teatral em 11 anos de existência, dessa trupe..
Todas as apresentações e oficinas são gratuitas, e após cada encenação os atores conversam com o público sobre a importância do teatro e das artes para a comunidade, além de falarem sobre o processo de criação do espetáculo.
Cultura Popular e interligação da Rede dos Pontos de Cultura
Contemplada no edital n° 1/2013 na linha de ação Manutenção pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás, a Cia de Teatro Cidade Livre/Ponto de Cultura Cidade Livre circula entre os dias 01 e 06/10 por quatro Pontos de Cultura da Região Norte do estado de Goiás. Sendo eles, o Ponto de Cultura Limpando o Olho (Uruaçu), Ponto de Cultura Casa do Novo Americano Ausente Presente (Nova América), Ponto de Cultura Artesanato em Mara Rosa (Mara Rosa) e Ponto de Cultura Trem de Doido (Porangatu).
Junto com cada apresentação será oferecido uma oficina para 30 participantes sobre O Teatro Goiano ministrada pelos atores/pesquisadores da Cia de Teatro Cidade Livreem cada Ponto de Cultura.
Segundo o produtor cultural Jefferson Lobato, “dar continuidade em um trabalho de rede interligada pelos Pontos de Cultura, como foi pensada no início do então Programa Cultura Viva que em 2014 se tornou um política pública, é beneficiar não apenas o fazedor cultural, mas sim o cidadão. Valorizando desta forma a cultura local, regional; brasileira. O espetáculo De Tudo um Pouco, complementa o também ator da Cia, apresenta reflexões sobre a construção da nossa brasilidade, fundamentado na teoria das três raças.
A peça conta com uma parceria/reforço de peso do Grupo Musical Compasso, que com a habilidade instrumental já conhecida do público goiano, pontua e costura com muita elegância todo o espetáculo, ora com efeitos sonoros, ora executando melodias conceituadas e com um refinamento que vale a pena conferir.
O espetáculo, foi construído por meio de pesquisas, trabalho de corpo e cena com texto e direção de Mauri de Castro. Segundo ele, “o espetáculo composto por sátiras, críticas e material para reflexão acerca do nosso Brasil. Brasil, este, tão judiado por uns, mas sempre tão sagrado e construído pela maioria, mostrando que, por mais que a mídia insiste em mostrar os lados canhestros e adversos, a realidade brasileira é bem outra: feita com a brava gente, construtora e valente que, com garra e fé mantém este país no eixo e nos trilhos, como deve ser.”

SINOPSE
A peça é, na verdade, um pretexto para uma reflexão aguçada de alguns momentos da nossa história. História de heróis e absurdos em todas as suas etapas. E um dos exemplos que a peça levanta para uma reflexão é: “por que cargas d’água, um assassino, terrorista e dizimador de centenas de milhares de índios é considerado herói e, ainda mais, com estátua no centro de Goiânia?” E por aí vai. A peça fala um pouquinho das três raças, de suas venturas e desventuras, tudo com muito humor, muita música e muito prazer. Vale muito a pena conferir.

Cia de Teatro Cidade Livre
A Cia de Teatro Cidade Livre é a uma trupe teatral de Aparecida de Goiânia-GO com trabalhos contínuos há 11 anos. Ela foi fundada sob a orientação do ator e diretor Mauri de Castro, ícone do teatro goiano, que desde a sua criação é responsável pela parte artística. A Cia de Teatro Cidade Livre tem o seu próprio espaço para desenvolver suas atividades. Trata-se do Teatro Cidade Livre, esse que é o primeiro equipamento cultura do segmento teatral do referido município e, que soma a circulação de 38 espetáculos regionais e nacionais.
Com circulação em todos os estados do Centro-oeste brasileiro a Companhia apresenta os espetáculos em escolas, pontos de cultura e teatros. Com eixo principal na formação de plateia, laborado a partir de temas sócio educacionais, pós cada apresentação é oferecido uma roda de debate junto com os espectadores e comunidade local. Desde 2004 já foram montados dezesseis espetáculos.
Principal finalidade dessa instituição é utilizar as artes, sobretudo as cênicas, para promover a inserção cultural e social. Atualmente a referida entidade trabalha com aproximadamente cinquenta famílias e agrega o coletivo cultural Mais Cultura em Aparecida de Goiânia composto por sessenta grupos, coletivos e instituições de mesmo caráter sendo que essa junção visa promover capacitação de agentes culturais, debates, circulação, e fruição de bens culturais aliando ao poder público na busca de políticas públicas efetivas para o setor cultural.
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Cia de Teatro Cidade Livre.
Direção: Mauri de Castro.
Elenco: Takaiúna Correia, Roger Thomas e Jefferson Lobato.
Figurinos: Marta Farias.
Cenografia: Paulo Artes e Marta Farias.
Trilha Sonora: Grupo Compasso.
Técnico de Som: Pablo Lopes
Técnico de Luz: Gleig de Souza.
Registro Audiovisual: Shamara.
Grupo Compasso: Sean (Violino e Voz),Tim (Violão), Sílvio Cardoso (Contrabaixo Acústico) e Odilson Antônio (Cajon).
Programação Visual e Ensaio Fotográfico: Shamara E Vira MundoProduções Artísticas.
Produção Executiva: Jefferson Lobato.

SERVIÇO:

Espetáculo “De Tudo um Pouco”
Cia de Teatro Cidade Livre- Aparecida de Goiânia/GO
01 e 02/10- Uruaçu
Local: Ponto de Cultura Limpando o Olho
04 e 03/10- Nova América
Local: Ponto de Cultura Casa do Novo Americano Ausente Presente
04/10- Mara Rosa
Local: Ponto de Cultura Artesanato em Mara Rosa
05 e 06/10- Porangatu
Local: Ponto de Cultura Trem de Doido.
INGRESSOS:Todas as apresentações e workshop’s serão oferecidas de forma gratuita.
Assessoria de imprensa: Pablo Lopes
pablopesr@gmail.com
(61) 9208 –9445
Produção: Jefferson Lobato
(62) 9211 8430 / (62)8283 7746 / j