Abalo sísmico com magnitude de 3.2 preocupa moradores de Estrela do Norte/Mutunópolis e Mara Rosa

Sismo em Mutunópolis/Estrela do Norte Goiás

 Sismógrafos da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) registraram na manhã de hoje, às 05:33 (hora local), um sismo de magnitude 3.2 na Escala Richter sentido na região de Mutunópolis, Estrela do Norte e em outras cidades vizinhas.

O evento foi localizado entre as cidades de Mutunópolis e Estrela do Norte/GO. Terremotos dessa magnitude são frequentes no Brasil, com ocorrência de cerca de 20 tremores somente em 2017.

No local do epicentro desse sismo de hoje já foram registrados 11 tremores com magnitudes acima de 3.0 desde 8 de outubro de 2010, quando ocorreu o maior tremor de terra já registrado no estado de Goiás (às 15:15h - local), com magnitude 5.0 na Escala Richter sentido inclusive em Brasília e Goiânia, localizadas a mais de 250 km do epicentro. Na área epicentral foram produzidas trincas, rachaduras e queda de telhas (intensidade VI na Escala Mercalli Modificada - MM). Em Brasília alguns prédios foram evacuados. Este sismo ficou conhecido como sismo de Mara Rosa, por ser a cidade próxima mais importante. O evento dessa madrugada aconteceu provavelmente no mesmo local dos sismos de 2010. Àquela época o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (SIS – UnB) estudou a sismicidade da área com a instalação de uma rede sismográfica local de oito estações, quando mais de 800 eventos foram detectados em um período de seis meses. Atualmente existe uma estação sismográfica no local operada pelo SIS – UnB. Para maiores informações sobre os resultados dessa pesquisa consulte o Site: http://www.obsis.unb.br

Prof. Dr. Lucas Vieira Barros

 MSc. Juraci Mário de Carvalho  -Analista Responsável

Profa. Dra. Mônica Giannoccaro von Huelsen - Chefe do Observatório